Home

DESCARTE INADEQUADO DO LIXO – NOSSA ETERNA PREOCUPAÇÃO

    26 Setembro 2018

Já sabemos que resíduo sólido é todo material que geramos e descartamos diariamente, como consequência do nosso consumo e da atividade humana em geral. No entanto, a falta de gerenciamento adequado desse descarte faz com que esses resíduos se tornem um dos maiores problemas ambientais, sociais e sanitários que vivemos atualmente.
 
Segundo o CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem, a produção de lixo domiciliar per capita, em termos globais, chega a enormes 0,6kg por pessoa – por dia!
 
Se tomarmos como exemplo a capital de São Paulo, com 12,3 milhões de habitantes, aproximadamente são geradas 7.306 toneladas de lixo diariamente.
 
Considerando que, em média, um caminhão compactador transporta 9 toneladas ou 15m3 de lixo a cada viagem, são necessárias 812 viagens para movimentar diariamente esse volume até os locais adequados de descarte - os quais necessitam de áreas cada vez maiores para seu tratamento, consumindo alto investimento público.        
 
Alternativas para o descarte adequado do lixo
 
Buscar alternativas para reduzir esse volume e evitar que seu aumento permaneça diretamente vinculado ao crescimento e desenvolvimento populacional, como ocorre atualmente, é dever de todos.
 
Praticando os 4 Rs da sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), estaremos contribuindo para a redução e solução desse problema.
 
O descarte adequado do lixo começa com a prática do consumo consciente. Em seguida, basta exercitar o descarte seletivo dos produtos recicláveis, entregando-os nos postos de coleta próximos de sua casa. Assim, estaremos melhorando a qualidade da nossa vida e das próximas gerações. Colabore!
 

Notícias Relacionadas